quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lista de exercícios 01 - Revisão para vestibular


Nome:                                                                                   
Série

Questões de Vestibular

1. UNIRIO 2006. A transição do feudalismo para capitalismo, entre os séculos XIV e XVI, caracterizou-se por apresentar um conjunto de mudanças estruturais que atingiram a sociedade européia entre o final da Idade Média e o início dos tempos modernos.Dentre estas transformações podemos identificar corretamente:
a) A concessão dos privilégios feudais usufruídos pela nobreza fundiária medieval a outros segmentos sociais, destacadamente a burguesia comercial que ascendia politicamente à condição de ordem privilegiada.
b) O fortalecimento da economia comercial das cidades italianas em virtude do incremento do comércio de
especiarias e têxteis orientais luxuosos na Europa.
c) A busca de novas áreas econômicas para a aplicação dos capitais excedentes acumulados com a excessiva monetarização da economia européia decorrente do crescimento das cidades ao final da Idade Média.
d) A expansão econômica européia articulada sobre outros continentes a partir do controle da navegação em rotas comerciais marítimas atlânticas abertas com o périplo africano realizado pelos portugueses.
e) O fim da sociedade estamental decorrente da difusão do trabalho assalariado em virtude da devastação da população européia pela peste negra.

2. ENEM 2006. Os cruzados avançavam em silêncio, encontrando por todas as partes ossadas humanas, trapos e bandeiras. No meio desse quadro sinistro, não puderam ver, sem estremecer de dor, o acampamento onde Gauthier havia deixado as mulheres e crianças. La, os cristãos tinham sido surpreendidos pelos muçulmanos, mesmo no momento em que os sacerdotes celebravam o sacrifício da Missa. As mulheres, as crianças, os velhos, todos os que a fraqueza ou a doença conservava sob as tendas, perseguidos ate os altares, tinham sido levados para a escravidão ou imolados por um inimigo cruel. A multidão dos cristãos, massacrada naquele lugar, tinha ficado sem sepultura. J. F. Michaud. História das cruzadas. São Paulo: Editora das Américas, 1956 (com adaptações).
Foi, de fato, na sexta-feira 22 do tempo de Chaaban, do ano de 492 da Hegira, que os franj* se apossaram da Cidade Santa, apos um sitio de 40 dias. Os exilados ainda tremem cada vez que falam nisso, seu olhar se esfria como se eles ainda tivessem diante dos olhos aqueles guerreiros louros, protegidos de armaduras, que espelham pelas ruas o sabre cortante, desembainhado, degolando homens, mulheres e crianças, pilhando as casas, saqueando as mesquitas.
*franj = cruzados. Amin Maalouf. As Cruzadas vistas pelos árabes. 2.ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1989 (com adaptações).
Avalie as seguintes afirmações a respeito dos textos acima, que tratam das Cruzadas.
I Os textos referem-se ao mesmo assunto — as Cruzadas, ocorridas no período medieval —, mas apresentam visões distintas sobre a realidade dos conflitos religiosos desse período histórico.
II Ambos os textos narram partes de conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos durante a Idade Media e revelam como a violência contra mulheres e crianças era pratica comum entre adversários.
III Ambos narram conflitos ocorridos durante as Cruzadas medievais e revelam como as disputas dessa época, apesar de ter havido alguns confrontos militares, foram resolvidas com base na idéia do respeito e da tolerância cultural e religiosa.
É correto apenas o que se afirma em:
a)       I.
b)       II.
c)        III.
d)       I e II.
e)       II e III. 

Leia também